Crianças seguras, crianças felizes!

Disciplinar um filho é uma tarefa que parece nunca terminar. É um processo; a construção dinâmica de uma relação de respeito e obediência.
A dificuldade em disciplinar um filho sendo permissivo em excesso pode contribuir para situações críticas. Ser pai e mãe é também ter que dizer não aos filhos. Mas como fazer isso? Como educar sem usar a palmada?

O uso da palmada para disciplinar um filho é um tema bastante controverso. Porém, disciplinar possui diferentes significados. A punição corporal é utilizada principalmente pela produção de um efeito imediato, mas também pelo desconhecimento dos pais sobre as fases do desenvolvimento infantil, outras estratégias educativas e os malefícios da educação coercitiva.

As gerações anteriores de pais e mães fizeram o uso da palmada sem culpa. Então por que os pais de hoje devem disciplinar os filhos de modo diferente? “Ninguém morreu por apanhar quando pequeno...” não é o que se diz?

Hoje se sabe que pais punem fisicamente seus filhos na mesma medida em que foram punidos na infância. A punição corporal é uma forma de opressão e de coerção que parece aceita em nossa sociedade. Mas todo o tipo de agressão é injustificável, tanto do ponto de vista ético, moral, social, humano, quanto psicológico e científico. A violência em casa perpetua um ciclo vicioso no qual o agredido pode tornar-se o agressor. E o que acontece quando irmãos se batem? Os pais que usam a palmada para educar podem falar “Não bata no seu irmão. Isso não é certo.”? A educação é um processo de acontece sobretudo através do exemplo. Filhos imitam os pais.

A deputada Federal Maria do Rosário, pedagoga, autora do projeto de lei que proíbe a palmada para educar os filhos esclarece que a lei é uma tentativa de alertar pais para outras formas de educação e defender a criança de maus tratos.

Situações cotidianas junto aos filhos frequentemente são desafios para os pais. A reflexão sobre o tema gera novas possibilidades. Pais agindo diferente causam respostas diferentes nas crianças. O aprendizado gera mudança porque reconfigura; e a mudança gera aprendizado porque abre uma busca por novos significados.

Há várias outras formas de disciplinar um filho. Muitas delas bem menos desgastantes do que o uso da palmada. Informe-se em livros, converse com profissionais da área. Você descobrirá formas que se adaptam à sua realidade e construirá novas maneiras de se relacionar com seu filho.
Cristiane Ferraz
Psicóloga e Musicoterapeuta
CRP 06/52301-9
Parceira Mom's Club

0 comentários:

Postar um comentário