Hábitos de sucção

O crescimento e o desenvolvimento craniofaciais, apesar de estarem ligados a fatores genéticos, são condicionados à estimulação realizada na musculatura orofacial. Cada indivíduo apresenta seu próprio padrão de crescimento que pode sofrer ação de fatores ambientais. Em alguns casos, estes fatores podem alterar o padrão de crescimento.
Os desequilíbrios musculares decorrentes dos hábitos de sucção durante o período de crescimento facial são capazes de comprometer a morfologia e função dos dentes, língua, boca e face, como um todo. A sucção adequada tem um papel importante no desenvolvimento ósseo e muscular e favorece o equilíbrio do posicionamento das arcadas.
Os hábitos de sucção que surgem nas primeiras semanas de vida, ou mesmo na vida uterina, estão relacionados à alimentação entre o 4º e o 10 mês de vida. O bebê não busca somente a satisfação nutricional durante este período, mas também experimenta o estímulo prazeroso da língua, lábios e mucosa bucal, associando-os às sensações agradáveis de carinho e aconchego.
Os hábitos de sucção podem ser definidos como ações adquiridas pela repetição frequente de um ato, uso ou costume. Os hábitos de sucção são classificados em  nutritivos e não nutritivos:

Nutritivos
Aleitamento materno:
Traz benefícios nutricionais, imunológicos, emocionais, econômicos e sociais. Efeitos positivos na saúde fonoaudiológica, que está relacionada com o crescimento e desenvolvimento craniofacial e motor do recém nascido.
O Aleitamento materno promove o desenvolvimento adequado dos órgãos fonoarticulátorios (OFAS). A sucção do seio materno estabelece o padrão adequado para uma respiração nasal e postura correta de língua.
Aleitamento Artificial: 
Muitas crianças são aleitadas por meio de mamadeiras, por isso deve-se ter cuidado com a escolha dos bicos a serem usados. São indicados os ortodônticos, pois eles propiciam um padrão melhor de sucção que os convencionais.

Não Nutritivos

São eles: chupeta, mamadeira, digitais, fraldas, panos e cobertores.
Hábitos de sucção de chupeta e mamadeira, quando prolongados, podem provocar inadequação da musculatura labial, ausência do vedamento labial, podendo estabelecer um padrão de respiração oral. Hábitos de sucção artificial, quando instalados, devem ser removidos o mais precocemente possível, preferencialmente antes dos dois anos de idade.
Manter hábitos de sucção por um período de 6 horas pode ser o suficiente para exercer uma pressão sobre os dentes e resultar em movimentação dentária inadequada e indesejável. O efeito que o hábito de usar a chupeta causará aos dentes é proporcional ao tempo em que a criança o tiver praticado.
Os hábitos de sucção não nutritivos estão diretamente relacionados ao desenvolvimento da mordida aberta anterior, mordida cruzada e respiração bucal. Estes hábitos, quando adquiridos pelo bebê/pela criança, são mais dolorosos para serem retirados.
Caso tenha dificuldades com estes aspectos, procure um profissional especializado para orientação o quanto antes!
Haydée B.L. Zamperlini
Fonoaudiologa
Parceira Mom's Club


0 comentários:

Postar um comentário