O que é sling?





Sling é um carregador de bebê em tecido.
Com o sling o adulto carrega o bebê junto a seu corpo e permanece com suas mãos livres.

Existem no mercado diversos modelos de sling. De um modo geral, há slings com ajuste - que pode ser feito através de argolas ou velcro - e sem ajuste. As vantagens do modelo com ajuste incluem poder ser usado por diversos adultos (mãe, pai, avó, etc), poder ser usado nas primeiras semanas de vida do bebê, quando a mãe ainda está com o sobrepeso da gravidez e meses depois, quando volta ao seu peso normal.

O tamanho do sling é sempre escolhido de acordo com o tamanho do adulto e não do bebê. Muitas clientes me dizem que o bebê delas é grande e, se por isso, devem comprar um tamanho maior. Mas o mesmo sling pode ser usado pelo bebê desde o nascimento até aproximadamente 3 anos. Esta, aliás, é outra questão freqüente: até quando posso usar o sling? O sling será usado até o momento em que a criança estiver muito pesada para ser carregada por aquele adulto. E este peso é muito subjetivo: pode ser 12kg, 15Kg e até 20 kg, depende do adulto. E também, com o tempo, a criança vai querendo ficar mais no chão, andando e correndo. Com 2 ou 3 anos se usa o sling mais para um final de passeio, quando as crianças já estão cansadas e querem voltar para o carro no colo, por exemplo.

O sling é extremamente vantajoso e confortável para o bebê. Estar próximo à mãe (ou outro adulto), ouvir sua voz e seu coração batendo, sentir seu cheiro e seu calor acalma e dá segurança aos bebês pequenos. Todas estas sensações ajudam a aliviar a cólica, tão comum nos primeiros meses.
Eles também adoram ver o mundo da mesma altura que um adulto, o que estimula sua curiosidade e permite absorver mais informações e interagir mais com o meio ambiente do que de dentro de um carrinho. Por todos estes motivos, o sling vem sendo muito indicado por pediatras em todo o mundo.

Este artefato tão antigo, há muitos séculos já utilizado na África, Oceania, Europa, Alaska, Estados Unidos, enfim... nos quatro cantos do mundo, há poucos anos vem sendo redescoberto no Brasil - onde já era utilizado por negras para carregar seus filhos nas costas, conforme gravuras e desenhos da época (principalmente na Bahia do séc. XVIII).

E, por último, tem ainda a vantagem de suportar qualquer calçada irregular de nossas cidades, estreitar o laço pais-bebê e facilitar a vida do adulto que, se beneficiando do contato com seu bebê, não precisa deixar de fazer outras atividades. Por estar com as duas mãos livres, o adulto pode escrever no computador, cuidar da casa, pegar um metrô e ir ao cinema (nas sessões do Cine Materna), fazer uma aula de dança com seu bebê, entre outras coisas.

Acompanhando estudos em todo o mundo, e por nossa própria experiência, podemos afirmar: um bebê slingado torna-se mais seguro, tranqüilo e amado.
Experimente!
  
Andréa Vasconcellos/ Sampa Sling
Psicóloga - CRP 06/101268 
Parceira Mom's Club

0 comentários:

Postar um comentário