Como escolher a melhor escola para seu filho!
Escolher uma escola para matricular seu filho (a) nem sempre é uma tarefa fácil, pois o papel desta instituição vai além do cuidar e ensinar. A parceria da escola com os pais é cada vez mais presente e tem como objetivo construir valores morais e proporcionar o desenvolvimento global da criança.
Existem muitas linhas que norteiam as escolas, como a tradicional, construtivista, sócio construtivista, entre outros, mas hoje é cada vez mais difícil encontrar uma que siga exclusivamente uma delas. Para saber qual é a base pedagógica da escola, a dica é procurar se informar para tomar a grande decisão com tranquilidade, segurança e consciência.
Ao visitar as instituições selecionadas procure observar também o espaço físico, saber da formação dos profissionais, como e quando a escola faz as avaliações das crianças, peça para conhecer a rotina das crianças (observar uma atividade em andamento), a importância que se dá ao brincar, etc.
O método tradicional ganhou o mundo no século 18 com o objetivo de universalizar o acesso ao conhecimento a todos. Essas escolas acreditam na figura do professor como sendo aquele que centraliza os conhecimentos, que parte do pressuposto de que todos os alunos partem de um mesmo ponto e chegam juntos ao mesmo lugar (conhecimento). Este modelo, tende a rigidez em relação à disciplina, forma utilizada para conseguir transmitir de maneira teórica o mesmo conteúdo para todas as crianças.
O construtivismo foi uma concepção de ensino desenvolvida pelo biólogo, psicólogo e filósofo Jean Piaget. Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando o seu processo de raciocínio. Esta concepção entende que o conhecimento não é dado para a criança e sim construído por ela através de suas vivências e experiências com o meio que está interagindo. Por isso, o ambiente escolar é elaborado para estimular a relação entre as crianças e o conhecimento, criando oportunidades de troca e aprendizado, mediados pela figura do professor. Aqui se leva em consideração todo o conhecimento que o aluno traz consigo desde bebê, pois é a partir deste conhecimento prévio que a criança irá interagir e estabelecer relações com o novo que a rodeia.
O sócio construtivismo foi uma concepção desenvolvida pelo psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky. Segundo Vygotsky, o foco do aprendizado é a interação da criança com o outro e com o meio em que está inserida, portanto todo o conhecimento é mediado e isso torna o papel do ensino e do pro fes sor mais ativo. Nesta concepção o ensino deve se ante ci par ao que o aluno ainda não sabe e nem é capaz de aprender sozinho. É a isso que se refere um de seus prin ci pais con cei tos, o de "zona de desenvolvimento proximal", que seria a dis tância entre o desenvolvimento real da criança e aquilo que ela tem potencial de aprender, ou entre "o ser e o tornar-se".
Em muitas escolas há influência de mais de uma linha, e isso não é um problema, o que importa é que a escola tenha uma linha a seguir e esta está de acordo com aquilo que você deseja e acredita ser o melhor para seu filho (a).
Portanto, antes de tomar uma decisão, questione-se e reflita que tipo de educação você quer para seu filho (a) e se esta linha está de acordo com seus valores. Seja participativa com as atividades da escola, faça perguntas sempre que achar necessário e não tenha medo de mudar de direção caso perceba que não fez uma boa escolha.
Elizabeth Fonseca Toutin
Pedagoga e Pós Graduada em Educação Lúdica

0 comentários:
Postar um comentário